Zamenhof também ofereceu, para toda a humanidade, uma língua comum, neutra, justa e não-imperialista, que foi, em 1921, um objeto de uma proposta de resolução apresentada à Liga das Nações de 11 países, entre os quais mais da metade de fora da Europa (Bélgica, Brasil, Checoslováquia, Chile, China, Haiti, Índia, Itália, Colômbia, Pérsia e África do Sul), de modo que devesse ser ensinado em todas as escolas do mundo - a língua Esperanto.
A oposição mais furiosa veio do governo francês, que então representava o poder colonialista com um sonho de um retorno ao Império e isso em uma época em que era culpada por ações, cuja consequência foi favorecer a ascensão de Hitler, a ocupação do Ruhr (1923-1924), num momento em que a comunidade esperantista procurava estabelecer relações de amizade construtivas com o povo alemão com muitas trocas e atividade cultural intensa: Congresso Universal de Esperanto em Nuremberg em 1923 com 4.963 participantes (número superado apenas durante o congresso do jubileu do centenário da língua em 1987, em Varsóvia, 5.946), Congresso da associação sócio-cultural da SAT (Sennacieca Asocio Tutmonda – associação universal apátrida) em 1923, em Kassel, sob a Presidência de Honra de Albert Einstein (Prêmio Nobel de Física 1921).
Em 1933, o Congresso Mundial de Esperanto foi realizada em Colônia, cujo prefeito, Konrad Adenauer, aceitou a presidência honorária. Preso pelos nazistas, ele não pode aparecer na conferência, onde mostraram-se principalmente homens que viviam de aparência. Muito mais tarde, em 1962, Charles de Gaulle não pode imaginar nada melhor do que ironizar o Esperanto ....
Hoje, a União Europeia, cujo lema é "Unidade na diversidade", contribui para a formatação dos cérebros com a obrigação de se usar uma linguagem única, principalmente essa de um país que menos contribuiu para a construção dessa unidade e às vezes até mesmo foi um empecilho à mesma, freando-a. Ela forneceu sempre um lugar maior para o Inglês, de acordo com a negociação da Conferência anglo-americana, realizada em Cambridge, em 1962, cujo relatório afirma que, "no interesse comercial e político dos países de língua inglesa" – os quais atribuíram a si o nome de "Centro" e ao resto do mundo de "periferia" – foi necessário dominar qualquer resistência ao Inglês. Exatamente o que faz a União Europeia.
Fundada sobre uma discriminação cultural-lingüística, e sobre uma língua que é o veículo essencial de um sistema econômico fundamentalmente injusto, essa Europa não tem nada a ver com o que o Dr. Zamenhof propôs em 1915:
"Mas lembre-se, lembre-se, lembre-se que a única maneira de alcançar a paz é abolir para sempre a principal causa da guerra, a permanência bárbara de uma antiga época incivilizada: o domínio de um povo sobre outro povo "
A União Europeia exige o uso de uma linguagem ligada a uma forma de ver o mundo, de pensar, de agir e reagir, de consumir. Com esta eliminação linguística dos espíritos, reforça "o domínio de um povo sobre outro povo": ela nunca se opôs firmemente contra desvios militares de um país culpado pelo maior número de guerras na história da humanidade, o primeiro produtor e vendedor de armas e meios de destruição em massa no mundo, condenado publicamente já em 1935, em um trabalho intitulado " “War is a racket“ por um dos militares mais famosos do Exército dos EUA, General Butler Smedley.
O Comitê Nobel não é mais digno de elogios ou prêmio que a UE.
---
"Apres o Grande Guerre: Appel ou Diplomates"
www.esperanto-sat.info/article248.html
Texto original em Francês escrito por Henri Masson,
(EO) www.ipernity.com/blog/32119/421579
(FR) www.ipernity.com/blog/32119/421582
e traduzido para o português por Vitor Mendes.
Appel aux Diplomates lancé par le Dr Zamenhof en 1915 (extraits)
www.esperanto-sat.info
Publié par "The British Esperantist" XI.1915, p. 51-55 avec traduction en anglais. "Esperanto" (Genève) XII.1915, p. 42 (6) - 43 (7). "La Verda Standardo", organe officiel de la Société Hongroise d’Espéranto, 1915, n° 8, p. 1 -4.
Wafa Sultan
-
La ĉi postaj informoj fontas el la artikolo Wafa Sultan de la anglalingva Wikipedia tr…
-
26 Oct 2012
(EO) — Eŭropa Unio ricevas (“enpoŝigas“) la Nobel-premion pri Paco...
-
Tamen, la ideo pri eŭropa unuiĝo, sub la formo de Unuiĝintaj Ŝtatoj de Eŭropo, estis proponita jam…
-
14 Oct 2012
See all articles...
Authorizations, license
-
Visible by: Everyone (public). -
Free use
-
660 visits
(PT) — União Europeia embolsou, o Prêmio Nobel da Paz ...
No entanto, a idéia de unificação europeia, sob a forma de Estados Unidos da Europa, já foi proposto em 1915 pelo Dr. Zamenhof (criador do Esperanto), em um texto intitulado "Depois da grande guerra: uma chamada para os diplomatas", publicado em três órgãos sociais das associações de Esperanto "O esperantista britânico" (Reino Unido), "Inglês" (Genebra, Suíça), "Standard The Green" (Hungria).
Jump to top
RSS feed- Latest comments - Subscribe to the feed of comments related to this post
- ipernity © 2007-2025
- Help & Contact
|
Club news
|
About ipernity
|
History |
ipernity Club & Prices |
Guide of good conduct
Donate | Group guidelines | Privacy policy | Terms of use | Statutes | In memoria -
Facebook
Twitter
Sign-in to write a comment.